Crosta láctea: Quanto tempo pode durar? Como retirar?

Olá aos papás/mamãs ou futuros.

Hoje venho falar-vos de um assunto que mexe com o nosso psicológico: crosta láctea

Vamos começar por uma breve definição do que é: 
A crosta láctea também conhecida como dermatite seborreica é uma pequena descamação da pele e muito comum em bebés, especialmente recém nascidos e até um ano de idade se deixarmos que desapareça naturalmente. Apesar de não incomodar o bebé deve ser tratada e vigiada porque pode dar origem a inflamações. 

Estes são os principais sítios e sintomas da crosta láctea: 
- Pequenas crostas oleosas e amareladas.
- Normalmente aparece no couro cabeludo do bebé. 
- Aparecimento nas sobrancelhas. 
- Pode surgir também noutras partes do corpo.

A dermatite seborreica não causa comichão nem mau estar ao bebé, mas inflamando pode provocar prurido ou até irritabilidade. Alguns dermatologistas dizem que o facto do aparecimento da crosta láctea podem ser transmitidos ao bebé durante as ultimas semanas de gestação derivado às elevadas percentagens de hormonas maternas que estimulam a produção de sebo. Não tem necessariamente haver com a higiene do bebé nem tem relação com a caspa do adulto. 

Mas não se assustem porque hoje venho falar-vos de como tratar a crosta láctea sem ser preciso ter uma grande despesa monetária.

O meu bebé nasceu com uma percentagem de icterícia grande, mas isso não teve nada haver com o facto de ter aparecido a crosta láctea, posso dizer que mal começou a aparecer fiquei assustada porque era algo que cresceu com abundância e eu como mamã de primeira viagem não sabia o que fazer ou o que pôr, quando me surgiu uma ideia: óleo de amêndoas doces.

De facto, é que no baby S não nasceu só no couro cabeludo, apareceu também nas sobrancelhas, nariz e orelhas e o óleo de amêndoas doces foi bom para retirar tudo o que estava no couro cabeludo, no entanto para o rosto/orelhas usei o creme para pele atópica (não sendo necessário porque o meu bebé não tinha nenhum tipo de alergias aos cremes e outros) que tem por nome: La Roche Posay.

Apropriado para pele atópica e ajuda a cicatrizar a crosta láctea (Imagem não fidedigna)
Fonte: http://www.laroche-posay.pt/artigo/cuidado-di%C3%A1rio/a34224.aspx 

Eu aconselho a meter este creme duas vezes ao dia, principalmente de manhã e antes de ir deitar, se possível depois da banhoca isso torna sem dúvida as coisas mais facilitadas. Porquê de manhã? Perguntam vocês: Quando nós acordamos (e somos adultos) temos a pele sempre concentrada em algo: ora muito oleosa ou seca; por isso devemos sempre meter um creme que ajude a hidratar e a regular o nosso tipo de pele, o que acontece igual nos bebés daí o meu conselho de meter duas vezes ao dia. Isto para quem tem um bebé com dermatite seborreica no rosto/orelhas, fora isto podem continuar apenas com os cuidados diários que têm sempre com o vosso filho. 

Quanto ao couro cabeludo, o que muitas vezes "salvou" o meu baby S foi mesmo o óleo de amêndoas doces, pode ser qualquer um, o meu era da wells e não é algo que custe muito dinheiro ou seja completamente impossível de adquirir até porque nos supermercados também existe e bem em conta. 

Óleo de amêndoas doces (Wells) [Imagem com direitos de autor]
Fonte: https://www.continente.pt/stores/wells/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4824096(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Wells)

Como aplicar? É fácil. 
- 30 minutos antes do banho untar bem toda a cabeça do bebé. 
- Lavar bem a cabeça do bebé e retirar (devagar) com o pente de dentes apropriado para eles. 
- Secar bem o couro cabeludo e deixar que tenha uma boa respiração (sem gorros ou carapuços). 

Nota: Tenham sempre cuidado com a muleirinha do bebé, era algo que me assustava imenso e tinha sempre em conta que teria de ser bem meiga em todo o processo. 

Atenção mamãs, isto são as minhas recomendações porque foi a melhor solução que eu encontrei para o meu bebé, mas se quiserem recorrer a um dermatologista sintam-se completamente à vontade, é super natural principalmente nós que somos mamãs pela primeira vez. Contudo, todos estes conselhos não vão, de todo, fazer mal ao nosso bebé, muito pelo contrário, ajuda na hidratação da pele deles para que fiquem sempre saudáveis. 

Quanto tempo dura após o tratamento? 
Minhas queridas/os, isso depende de bebé para bebé, no meu caso levou apenas 1 mês para o meu baby S se ver livre da dermatite seborreica, porém, conheço mamãs que levaram mais tempo para conseguirem acabar com a "maldita" crosta láctea, contudo, não se esqueçam que o banho é essencial no processo, eu por exemplo, durante 1 mês consecutivo, dei banho todos os dias ao meu bebé daí ter demorado tão pouco tempo a "curar" a crosta láctea e depois tudo varia do clima e das casas (podem ou não ser húmidas e isso infelizmente acaba por influenciar). 

Não percam tempo com dúvidas ou receios, mantenham-se sempre informados para dar uma pele mais saudável ao vosso bebé. Num próximo post irei também falar quais são os cuidados de pele que tive desde o nascimento do Santiago. 

XoXo,

Dina Araújo

4 Comentários

  1. Respostas
    1. Quando utilizamos é realmente notório que faz algum efeito. Hidrata muito mais. ♥

      Eliminar
  2. Eu usei óleo... deixei umas horas e depois tirei com um pente a crosta e lavei a cabeça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que há testemunhos de que realmente resulta!! :p
      Não há que haver receio não é verdade? E não fica dispendioso o que é ÓTIMO!! ♥

      Eliminar