#03 Sou mãe | Aulas Pré Parto?! - SIM OU NÃO?

Olá, olá.

Desde já quero deixar bem claro que este tema é um daqueles que exige muita argumentação e por isso mesmo vou falar só do meu caso e da minha opinião sabendo perfeitamente que muitos não vão concordar, o segundo ponto é que para falar deste assunto tive de passar pela experiência.

Edição PicsArt 

NÃO QUIS AULAS PRÉ PARTO! 

Vamos começar por falar dos anos passados, do tempo dos nossos avós ou bisa, quando as mulheres engravidam não havia metade das tecnologias que há hoje, não tinham maneira de saber o sexo do bebé e muito menos de treinar ou prepararem-se para o parto, nesses tempos existia algo muito mais abençoado: instinto/intuição.
A verdade é que me deixei influenciar muito por isso, mas, não deixei de querer experimentar essas tais "aulas de preparação para o parto".

As aulas PP são uma fonte de aprendizagem para que os papás vivam a fase de pré e pós parto mais tranquilamente e sem angústias, existem vários tópicos abordados nessas aulas e podem ler tudo em vários sites como:

- De mãe para mãe
- Vida ativa
- Mãe me quer
- Etc...

Quando é que me foi alertado as aulas PP?

Esta pergunta é sensivelmente interessante, tive diversas pessoas a opinar sobre o assunto, pois é, normalmente as aulas de preparação para o parto começam a partir das 28-30 semanas e quando me foi dito para começar eu já estava com 38 semanas, e visto que o meu Santiago nasceu às 41 semanas e 2 dias, o que iria eu "aprender" em 3 semanas? Exatamente, no meu ponto de vista: nada de especial. Porém, decidi que iria a uma aula para ter a experiência vivida daquilo que tanto me falavam que era supostamente milagroso. Quando lá cheguei o que tivemos a treinar foi exercícios e saber controlar a respiração para o parto e no início da aula a enfermeira apresentou-me ao grupo de mães dizendo ainda que eu perdi metade das aulas, ou seja, todas as aulas em que ensinavam como dar banho, trocar fraldas e entre outros diversos temas sobre bebés.

Valeu a pena ir?

Sinceramente, sim, mas só para poder dizer a todos os que rodeavam a minha fase de gestação que não perdi nada nem ganhei com isso. Para vos ser sincera tudo aquilo que achava das aulas continuou bem estruturado dentro da minha cabeça, eu não ia com o intuito de aprender algo que por instinto já não soubesse. Logo, assim que saí do local ficou decido não ia continuar nas aulas porque para mim não valia o esforço de deslocação. Como todos nós sabemos, a Internet é um recurso que nos pode ajudar muito, em que encontramos tudo aquilo que precisamos para nos consciencializar e tranquilizar. Os melhores professores somos nós, as melhores aulas são o momento, esse é o meu ponto da vista, aceite quem quiser.

SIM OU NÃO?

Experimentem. Tudo o que vos posso dizer é para tentarem pelo menos acompanhar uma aula para poderem ter uma opinião mais própria e fundamentada. Não basta eu dizer que não vale a pena, digo porque passei pela aula e realmente cheguei à conclusão de que não era preciso tal. Desde que o Santiago nasceu que eu sei o que devo fazer e ao pormenor. Soube desde sempre mudar fraldas, dar banho e tratar de todos os detalhes de um bebé. Durante o parto também segui o meu instinto e digo-vos já que apesar de doloroso, ultrapassei barreiras que não nos ensinam nas aulas PP. Ficaram curiosos? Esperem pelo relato do parto.

O meu conselho: Como já referi a Internet é um sítio com imensa informação e é um dos principais locais onde podemos encontrar facilmente respostas para tudo, porém, sempre que surgir alguma dúvida mais complexa falem sempre ao vosso médico de família ou ao vosso obstetra, não há que ter vergonha porque somos seres humanos e não somos de todo obrigados a saber tudo.

Então vocês mamãs/ papás, falem-me das vossas aulas PP, tiveram ou não?

XoXo,
Dina Araújo

6 Comentários

  1. Eu não fui a todas do primeiro nem do segundo. Fui as teóricas e achei que me ajudaram bastante. Haviam coisas que eu não fazia a mínima ideia até ir às aulas.... afinal eles não vêm com livro de instruções! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito piamente de que algumas aulas são realmente importantes mas infelizmente a unidade de saúde aqui da minha terra só me avisou das aulas quando já tinha 38 semanas de gestação, ou seja? Toda a teoria eu já tinha perdido! Mas concordo 👍🏻

      Eliminar
  2. Hellos! Estou grávida à relativamente pouco tempo e na verdade é que ainda não pensei muito nas aulas de PP. Como dizes e bem é a experimentar que uma pessoa sabe se vale a pena ou não e dado que tenho um bocado de receio do parto acho que me irá acabar por acalmar um bocado... Por outro lado também penso que ao saber o que é suposto saber, quando for a hora "h" isso pode nem sequer ser praticável por vários motivos... e então uma pessoa pode começar a stressar, o que não convém :p
    Obrigada pela partilha!
    Beijinho,
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta só certificar-te que começas as aulas no tempo certo, eu cá comecei quase no final da gravidez daí a minha opinião sobre as mesmas! Beijinho e obrigada pelo comentário. 😘

      Eliminar
  3. Realmente foste indicada um pouco tarde para as aulas...
    Eu, como aluna de enfermagem, no 3º ano, dei essas mesmas aulas - tens as teóricas e as práticas e as pré e pós parto. Se me perguntarem, penso que devem ir mas claro que isso fica ao critério de cada uma! Pelas aulas que dei e pelas pesquisas que fiz, considero importante este tipo de serviço pois muitos sites não têm a informação toda ou até alguma contraditória e assim, tendo um enfermeiro especialista na área, consegue tirar as dúvidas na hora.
    Beijinhos :)

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não discordo de que as aulas sejam realmente importantes, o que expus aqui no blog foi baseado com a minha experiência e só o facto de não ter sido logo indicada às aulas PP serviu para complementar tudo aquilo que "achava".
      Mas atenção, sou a favor que as gestantes iniciem as aulas para realmente perceberem se realmente devem ou não continuar e será sempre o meu conselho.
      Beijinhos :)

      Eliminar