#04 Sou mãe | Relato da minha gravidez - 3° Trimestre

Olá, olá.

Sejam bem vindos à reta final da minha gestação, ou melhor, daquela que foi a minha gestação. Estes últimos três meses, ao contrário de muitas opiniões, foram aqueles que passaram a correr. Normalmente são os que costumam demorar mais, no meu caso foi bem diferente. No primeiro e segundo trimestre demorou um pouco mais a passar porque apesar de ter imensas coisas para fazer, não foram os seis meses mais mexidos de sempre, é verdade que acabei o curso, fiz estágio e tive em obras, mas mesmo assim o terceiro trimestre foi uma correria maior.

Como já referi num post anterior, desde que descobri que o Santiago estava a caminho fui criando uma lista de tudo aquilo que era necessário para a sobrevivência de um bebé, também fui adquirindo ao longo dos meses imensa roupa, fraldas e toalhitas, mas, como já referido, estive em obras, não havia espaço nem fundo de maneio para conseguir guardar tudo nos devidos lugares e organizar tudo conforme tinha de ser feito. Por isso mesmo tive de esperar para ter tudo pronto, e aí sim, começou a verdadeira correria. Vejamos.

Barriga com 37 semanas 


Como me orientei, quando ainda em obras, para guardar tudo aquilo que recebia? 

Ora pois queridos leitores, a minha casa parecia uma verdadeira loucura, era tintas para um lado, móveis para o outro e mesmo assim, no meio disto tudo consegui sempre arranjar maneira para que a roupa do meu baby boy sobrevivesse.
Quando recebia roupa o que fazia de imediato era agrupar tudo num sitio só. Se o meu quarto estivesse em obras, metia os sacos noutra divisão, e assim por aí em diante. Sim, havia imenso pó em minha casa, por isso mesmo é que se deve sempre voltar a lavar novamente tudo o que nos dão, apesar de saber que tudo aquilo que o Santiago recebeu veio de pessoas de confiança, parte de mim e da minha "higiene" voltar a lavar tudo para que quando o meu bebé fosse a vestir, tivesse o cheirinho dele e fosse limpinho. Quanto aos artigos: fraldas, toalhitas, produtos de banho e cremes, na altura a forma com que eu me consegui nortear foi pegar num saco preto, meter tudo lá dentro e etiquetar devidamente para que quando as obras acabassem eu saber o que estava dentro do saco e conseguir, quando fosse arrumar, ter um sentido mais firme do que realmente precisava de ser guardado. Como o saco preto estava completamente selado, não tive problemas nenhuns em relação a sujidade nem nada do género.

O que fiz quando as obras acabaram? 

Quando tudo finalmente acabou, comecei por limpar o quarto e montar todos os móveis para que houvesse espaço para guardar tudo aquilo que era nosso (dos papás) e do Santiago. Foram 2 dias muito complicados, havia móveis que nos davam uma dor de cabeça enorme para montar, mas conseguimos sobreviver. Após os móveis estarem nas suas posições e disposições certas, comecei por separar a roupa, tudo aquilo que iria servir mediante as etapas do baby boy, óbvio que não sabia quantos centímetros e peso ele iria nascer, ainda assim, optei por guardar de todos os tamanhos um pouco, uma mulher prevenida vale sempre por duas, ou mais. Assim que separei todas as roupas, fui acumulando, montinho por montinho, até conseguir ter uma roupa bem considerável para meter a lavar, não gosto de desperdiçar água desnecessariamente, se posso poupar assim o farei. Quando me refiro a roupa, falo da que me deram e daquela que comprei, embora essa tivesse sido lavada à parte para poder efetivamente fazer a mala da maternidade, com isto quero dirigir-me também a roupa de cama (berço), mantas e por aí.

Como separei e organizei a roupa? 

Esta é apenas uma dica minha, por isso sintam-se à vontade de a usar se quiserem.
Optei por separar a roupa por meses¹, acho que é uma forma muito mais prática e rápida, além de separar por meses também separei por cores, eu cá gosto de juntar roupa clara com clara e escura com escura para lavar, embora a roupa de bebé não seja necessário fazê-lo, decidi por bem (e como já estava habituada) continuar com a rotina. A roupa de cama de bebé também não a lavei junta com a roupa que o Santiago usa, nem com os casacos. Quanto a babetes, fraldas de pano e toalhas de banho optei por juntar tudo na mesma máquina, acreditem ou não, isto facilitou-me imenso, porque cada vez que acabava de lavar e secar um montinho, ia arrumando tudo. 

¹ Roupa dos 0-3M / 3-6M, etc...

A forma de como organizei a roupa foi bem simples, quando decidi comprar a mobília do meu quarto, pensei sempre em algo com imenso espaço para que realmente conseguisse fazer uma separação adequada de tudo aquilo que existe num closet. Como referi em textos anteriores, vivo em casa dos meus pais e por isso mesmo no meu quarto o espaço precisa de ser dividido por três pessoas: eu, o papá e o Santiago. Deu tudo certo porque consegui organizar tudo sem que nada se misturasse, cedi parte do meu guarda roupa para colocar os casacos do Santiago e o papá do Santiago cedeu parte do dele para eu poder colocar os meus, por isso, tudo bem definido, dá certo. A todas as mamãs que não têm quarto para os bebés e vivam com os pais, não entrem em pânico, tudo dá resultado desde que bem pensado. Desta forma, assim que tinha roupa para guardar fiz também toda uma separação, tal como para lavar, o procedimento foi exatamente o mesmo. 


Onde e como coloquei os acessórios do bebé? 

Hoje em dia é fácil conseguir meter as coisas ao ponto de ficar organizado e bonito. No meu caso decidi comprar umas caixas azuis para colocar os produtos de banho do Santiago, a farmácia e as fraldas. Além de ficar tudo muito organizado, deu um "tchanan" ao visual do quarto. Coloquei tudo ao pormenor em cima da cómoda e ficou uma decoração bem fofa e tudo porque depois consegui adquirir também outras decorações de bebé e ficou sem dúvida uma aparência diferente. Procurem sempre ter ideias novas e originais e verão que terão resultados incríveis e com muito pouco.

Montei logo o berço ou esperei para que o bebé tivesse quase a nascer? 

Sou daquelas mães que está sempre aflita para tudo e com isto não foi diferente. Ora bem, quarto completamente montado, decoração pronta e quando olhava ao meu redor, onde estava o berço? Na minha cabeça fazia imensa confusão, desde que tive o berço que o meu desejo era poder montar logo para conseguir ter uma "visão" do futuro e imaginar o meu rebento ali, bem ao meu lado, mas com as obras isso não ia facilitar muito a minha vida, por isso mesmo, deixei que tudo estivesse finalizado e adivinhem só? Montei, finalmente, a cama do meu baby boy. Bem, quando acabei a tarefa do berço, fiz a caminha e coloquei a decoração (ursos de peluche, almofada e manta) os meus olhos encheram-se de lágrimas, tenho a noção de que estava com as hormonas alteradas e sensíveis, mas não era disso que se tratava naquele momento, ali, eu soube que o Santiago era mesmo um sonho tornado realidade, naquele instante senti que já o amava de uma forma tão incondicional e bonita, mas a cima de tudo, soube que tinha feito a escolha certa.

Sendo que consegui fazer tudo a tempo, quando parti para a tarefa da mala de maternidade também foi fácil. Eu já tinha tudo o que precisava, tanto para mim, como para o bebé por isso, no dia em que fiz as malas e conferi sabia que podia então relaxar e aproveitar as últimas semanas de gestação. Foi um grande alivio conseguir acabar tudo antes do Santiago nascer, assim que acordava no dia seguinte, sentia aquela sensação de dever comprido.

Tudo estava a correr às mil maravilhas quando tive de ir para a maternidade de urgência. Pois é, aqui a Dina tinha a mania que conseguia fazer tudo e era a super heroína, e por vezes esquecia-se que tinha um bebé dentro dela, sendo assim, acabou por "pagar" as consequências. Como é normal, e todas vocês (mamãs) sabem, assim que completamos a 37º semana, a todas as consultas com a obstetra que vamos, temos sempre de ser analisadas primeiro:

- Cintos
- Medir a pressão
- Pesar
- Fazer o toque

Até aí, tudo bem, quando fui pela primeira vez para os cintos, correu maravilhosamente bem, o Santiago mexia-se muito, a minha pressão e peso estavam ótimos e a posição do meu rebento estava perfeita, ao que tudo indicava que era parto normal e eu estava muito feliz. Numa noite após ter ido à consulta, não sei o que se passou ao certo, acordo com algumas dores, sabia que não eram contrações mas também sentia que não era normal, mas ainda assim continuei a dormir, no dia seguinte estive o dia com imensas dores, dava dois passos e tinha de parar. A dor era mesmo ao fundo da barriga, como é evidente comecei a ficar com medo que tivesse sido deslocação da placenta, por causa de todos os esforços que fiz, quando o papá do Santiago chegou a casa, estivemos a falar e decidimos que se continuasse iríamos de imediato para a maternidade e foi o que aconteceu.

Cheguei à maternidade e mandaram-me logo para os cintos, estava com contrações mas não eram as verdadeiras, chamam-se: contrações de treinamento; O Santiago, continuava a mexer-se lindamente, mas as dores estavam lá na mesma e eu continuava sem saber o porquê. Assim que me mandaram fazer uma ecografia, descobri que o Santiago estava sentado, fiquei de coração partido. Estava na 39º semana e iria ter de ser de cesariana. Isso era o que provocava as minhas dores constantes, ele exercia peso sobre o meu ventre e como é óbvio isso sentia-se. O médico não marcou logo a cesariana porque tinha de ser a minha obstetra a fazer, e eu teria de ceder e continuar com o procedimento. Não havia nada a fazer.

Ou então, sim. Quando completei a 40º semana, o meu médico de família mandou-me fazer novamente uma ecografia, como é óbvio falei com ele e desabafei sobre o facto de estar com receio da cesariana, afinal de contas é uma operação e requer uma recuperação demorada e delicada, mas adiante, assim que cheguei ao local da ecografia e a médica (muito simpática, mesmo, a melhor) meteu o ecografo gelado na minha barriga, sorriu e deu-me a brilhante notícia de que o Santiago tinha voltado a virar, estava novamente aberta a opção de parto normal, embora ele estivesse subido derivado às voltas que deu dentro da minha barriga, esbocei um sorriso de felicidade e alívio. Nesse mesmo dia tinha consulta com a obstetra e dei-lhe a novidade, e ela ficou também mais calma, e tudo porque tenho um peso a cima daquilo que deveria ter e um parto normal era sem dúvida o mais favorável para mim. Visto que estava na semana 40 e o Santiago não dava sinais de que queria sair, a obstetra marcou o parto para dia 26 de setembro de 2017, ou seja, tinha apenas uma semana para me mentalizar de que o Santiago iria chegar.

Última foto da gravidez, último dia grávida.

Como podem ver, no meio destas correrias todas, ainda consegui ter receios e ansiedade. Mesmo tendo a ajuda imprescindível do papá e de todos aqueles que me rodeiam, senti que foram três meses cansativos, exaustivos... Contudo, valeu sempre a pena, porque passou a correr.

E vocês mamãs? Como correu o 3º Trimestre?

XoXo,
Dina Araújo

4 Comentários

  1. As maiores felicidades :D :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ansiedade aparece sempre e nós nem damos conta.
    Que linda barriga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar